Presidente da FCF participa do Seminário da Arbitragem Catarinense e da formatura dos novos árbitros

Com a participação do presidente da Federação Catarinense de Futebol, Dr. Delfim de Pádua Peixoto Filho e do presidente da Comissão Nacional de Arbitragem, Sérgio Corrêa, além de renomados instrutores credenciados pela FIFA e cerca de 180 árbitros catarinenses, foi realizado nos dias 23 e 24 de janeiro no Kennedy Hotel, em São José, o 13º Seminário da Arbitragem Catarinense.

Foto: Júlio Cancellier.

Foto: Júlio Cancellier.


Promovido pelo Sindicato dos Árbitros de Santa Catarina – Sinafesc, em parceria com a Federação Catarinense de Futebol – FCF, o evento alcançou seu principal objetivo: qualificar os árbitros e assistentes que atuarão nas competições em 2015.

O seminário teve início na sexta-feira, com o credenciamento dos árbitros.
Depois aconteceram as palestras de Nilson Monção – Vice-presidente da CA/CBF (Fatores que contribuem para o erro fatal ou não), Roberto Perassi – Instrutor FIFA (Tocar a bola com a mão), Arthur Alves Junior – presidente do SAFESP (Profissionalização da Arbitragem).

Foram diplomados na sequência os novos árbitros catarinenses, formados pela Escola Catarinense de Arbitragem Gilberto Nahas. A abertura oficial cintou com as presenças de Delfim Pádua Peixoto Filho – Presidente da FCF, Marco Antônio Martins – Presidente da ANAF e SINAFESC, Sergio Corrêa da Silva – Presidente da CA/CBF e o vice prefeito de São José, José Natal.

O Sindicato e a ANAF homenagearam quatro árbitros catarinenses com mais de 20 anos de atuação na atividade: Edmundo Nascimento, Angelo Bechi, Jeffreson Schmidt e Paulo Henrique de Godoy Bezerra. Encerrando os trabalhos do dia, foram apresentados os novos uniformes da arbitragem catarinense.

No sábado foram palestrantes o Dr. Mario Bertoncini – Tribunal de Justiça Desportiva de Santa Catarina, Heber Roberto Lopes – FIFA (Planejamento da Arbitragem), Roberto Perassi – Instrutor FIFA (Regra 11 e seus conceitos), Comissão de Arbitragem da FCF (Luiz Carlos Espindola, Fernando Lopez, Vayran da Silva Rosa e Junior Moresco) e Jolmerson de Carvalho – Instrutor Físico – Certificado FIFA (Preparação Física do Árbitro). O evento foi encerrado com a Assembleia Geral do SINAFESC.