O primeiro da Pré-Temporada da Arbitragem Catarinense, em Treze Tílias, foi repleto de atividades para os participantes e encerrou com desfecho especial de muita cultura austríaca. Após a manhã de atividades físicas e práticas em campo, a parte da tarde foi de concentração no auditório do Treze Tílias Park Hotel. O Presidente da Federação Catarinense de Futebol, Dr. Delfim Pádua Peixoto Filho, abriu os trabalhos dando boas vindas e incentivando o empenho de todos. “Investimos na Pré-Temporada para a qualificação de vocês, dediquem-se e aproveitem ao máximo”.
Após a participação do Presidente da FCF, começou a atividade exclusiva sobre a Regra 11, o Impedimento. Durante aproximadamente três horas, os instrutores da CBF Sérgio Cristiano e Milton Otaviano dividiram o grupo em 10 equipes de cinco indivíduos cada e exibiram exaustivamente vídeos de lances de alta dificuldade. Após uma única exibição do mesmo lance, com apenas um replay de outro ângulo, um grupo era sorteado para tecer observações sobre o lance, apontando legalidade ou irregularidade e destacando fatores que dificultaram ou facilitaram as marcações.
Depois do período intenso no auditório, o grupo de elite da arbitragem catarinense completou a programação com mais uma bateria de atividades físicas, que também foi de relaxamento já aconteceu numa das piscinas aquecidas do Treze Tílias Park Hotel.
O primeiro dia de atividades da quinta Pré-Temporada da Arbitragem Catarinense teve mais instrução em grupo no período noturno. De volta ao auditório e novamente distribuídos em dez grupos, os árbitros (as) e árbitros (as) assistentes realizaram uma nova dinâmica proposta pelo instrutor Sérgio Cristiano. Em apenas um minuto todos tinham que responder a pergunta projetada, apontando a alternativa correta em múltipla escolha com quatro opções. Após o transcorrer do minuto a pergunta some juntamente com as alternativas e apenas o gabarito é anotado pelo participante. Ao final da apuração do gabarito, mais debates sobre as divergências dos resultados.
Cultura austríaca
Com o encerramento das atividades teóricas, o grupo da Pré-Temporada foi convidado pelo proprietário do Treze Tílias Park Hotel, Ademir Parisotto, para assistir ao belíssimo espetáculo de danças típicas austríacas, que deixou o salão repleto, contagiando a todos pela alegria e pelos animados passos dos dançarinos. ̶̶ É uma imensa satisfação para nós recebermos os árbitros e árbitras da Pré-Temporada. A cultura austríaca faz parte da nossa colonização e das nossas tradições, nos orgulhamos de cultivá-la apresentando aos nossos convidados, comentou Parisotto.