Programa de Treinamento Nacional prossegue com análises de vídeos e vídeos teste

O segundo dia do Programa de Treinamento Nacional da Arbitragem para temporada 2017 em Santa Catarina prosseguiu nesta 5ª feira (06) com ênfase nas análises de vídeos e nos vídeos teste. Já no período da manhã, na sede da Federação Catarinense de Futebol, a Instrutora FIFA, Ana Paula de Oliveira, direcionou os trabalhos para a Regra 11 – O Impedimento. Foram destacados os fundamentos de impedimento e inúmeras situações de jogadas relacionadas, especialmente de alto grau de dificuldade, exibidas e analisadas em vídeo. Em seguida foi executado o vídeo teste sobre a regra 11.

Ainda no período da manhã, o Presidente da Comissão Nacional de Arbitragem explanou ao grupo. O Coronel Marcos Marinho falou sobre o objetivo do Programa de Treinamento Nacional. “Pelo Programa de Treinamento Nacional passamos aos árbitros que irão participar das competições nacionais todo o conteúdo e toda a mensagem do que queremos deles durante as competições, tanto com relação à aplicação da regra quanto à conduta da arbitragem”.
– VEJA E BAIXE MAIS FOTOS DO PROGRAMA DE TREINAMENTO NACIONAL EM SC.

O Presidente da Comissão Nacional também falou sobre o momento da arbitragem catarinense no cenário nacional. “Hoje é uma arbitragem destaque, com pessoas de qualidade, árbitros e árbitras se destacando no quadro nacional e que servem de exemplo em nível de Brasil. Temos uma escola de qualidade aqui em Santa Catarina, que rende frutos muito positivos e esperamos que continuem nessa linha”.

No início da tarde o grupo foi reunido para a foto oficial do Programa de Treinamento Nacional em Santa Catarina. Os árbitros (as) e árbitros (as) assistentes, bem como os instrutores e membros da Comissão de Arbitragem, além do Presidente da FCF, Rubens Renato Angelotti e do Presidente da Comissão Nacional de Arbitragem, Coronel Marcos Marinho, perfilaram em frente à sede da Federação Catarinense de Futebol.

Após o registro, as atividades prosseguiram no período vespertino direcionadas às situações de “mão na bola” e “bola na mão”, com mais teoria e análise ostensiva de vídeos, ilustrando vários lances e diferentes interpretações.

A instrutora FIFA Ana Paula de Oliveira, comentou sobre as atividades que integram o Programa Nacional de Treinamento e também a execução do trabalho com o grupo em Santa Catarina. “Temos três dias de atividades teóricas, a avaliação física e dois dias de trabalho prático. O objetivo é alcançarmos o padrão de arbitragem para 2017. Estamos trabalhando intensamente lances de mãos, entradas, intensidade, impedimento, comemoração excessiva, reclamação acintosa, que serão coibidos na temporada. A execução dos trabalhos aqui em Santa Catarina foi extraordinária, temos um grupo muito ativo, elétrico, dedicado, que ouve muito e que tem os conceitos de arbitragem bem massificados. Gostei muito e espero que todos tenham sucesso durante a temporada 2017”.

Ana Paula elogiou ainda a participação da ala feminina na arbitragem catarinense. “Parabéns a Federação Catarinense de Futebol pelo apoio e incentivo que tem dado à arbitragem feminina.”

O Trabalho em sala teve sequência durante toda tarde, com foco para a Regra 12, Faltas e Incorreções, abordando especialmente as faltas táticas, desde o fundamento, passando pela exibição de lances e também a aplicação de vídeo teste. Encerrando a parte teórica e a análise de vídeos, a instrutora FIFA falou ao grupo sobre o tema das comemorações excessivas, invasão da área penal e sobre o trabalho em equipe, abordando planejamento e procedimentos para execução eficaz do trabalho em equipe.

Testes habilitadores
O Programa de Treinamento Nacional em Santa Catarina continua nesta 6ªfeira (07) com a aplicação dos testes físicos habilitadores. O grupo será submetido às avaliações físicas que serão determinantes e qualificadoras para o aproveitamento nas escalas durante as competições da temporada 2017. Os testes físicos serão realizados em Itajaí, na Pista Sintética da Fundação Municipal de Esportes e Lazer.

Avaliação teórica
Após aprovação no teste físico, o Programa de Treinamento Nacional em Santa Catarina encerará no próximo sábado (08), com a realização da avaliação teórica, também habilitadora para aproveitamento nas competições nacionais de 2017.