O segundo dia da Pré-temporada da Arbitragem Catarinense 2018 começou com atividades físicas e práticas no campo de futebol do Complexo Esportivo do Sesi, em Blumenau. Os exercícios de aquecimento foram conduzidos pelo Instrutor Físico, Jolmerson de Carvalho.
Em seguida o Instrutor FIFA, Manoel Serapião Filho e os instrutores estaduais executaram o trabalho prático com árbitros(as) e assistentes. Com auxílio de atletas das categorias de base do CA Metropolitano, os árbitros e assistentes tomavam decisões em lances simulados pelos atletas, observados atentamente pelos instrutores, que simultaneamente orientavam com correções de posicionamento, linguagem gestual e interpretação.
Durante o período vespertino o grupo esteve reunido no auditório para nova dinâmica de Vídeo Teste, desta vez com ênfase para Regra 12 – Faltas e Incorreções, coordenada pelos instrutores Manoel Serapião Filho e Vayran da Silva Rosa. Após a exibição de lances e preenchimento de gabarito com as seguintes alternativas: Sem falta, tiro indireto, tiro direto, tiro penal, outros, sem cartão, cartão amarelo e cartão vermelho, os participantes sinalizavam a opção erguendo cartão.
A segunda atividade teórica da tarde foi a correção da Trívia sobre a Regra 11 – Impedimento, realizada na tarde de 5ª feira(11) com 20 questões e três alternativas de múltipla escolha. O segundo dia da Pré-temporada da Arbitragem Catarinense de Futebol foi encerrado com a participação do Assessor do Departamento de Competições da FCF, José Carlos Goulart Júnior, explanou aos participantes sobre a Súmula Eletrônica e seu preenchimento.
A súmula eletrônica passou a ser utilizada pela FCF em 2015 e a partir de 2018 não há consumo de papel para utilização em súmulas de todas as competições realizadas pela Entidade. A súmula eletrônica foi criada através do sistema égol, desenvolvido pela empresa Simple System.