Segundo dia da pré-temporada seguiu com atividades físicas e observação de lances ajustados

O segundo dia de atividades da pré-temporada da arbitragem catarinense teve sequência no período vespertino com trabalhos técnicos e físicos, realizados no Estádio Darci Marini, próximo ao Hotel Bormon, local onde acontece pelo quarto ano consecutivo o período final de preparação dos árbitros para o Campeonato Catarinense da Série A edição 2015.

Já no período noturno, o instrutor técnico da Escola Nacional de Arbitragem, Manoel Serapião Filho, exibiu nova sequência dos vídeos institucionais da FIFA, em especial sobre a regra 11, o impedimento, em lances chamados de “ajustados” pelos instrutores. Representante brasileiro no encontro da IFAB – International Football Association Board, realizado no final do mês de novembro de 2014, em Belfast, na Irlanda do Norte, e possuidor de uma didática apurada, Serapião elevou ao máximo o nível das discussões e análises de lances exibidas na pré-temporada da arbitragem catarinense.
IMG_8402_600
Na sua última participação, focou especialmente a regra 11 e foi categórico ao afirmar a necessidade do comprometimento permanente do árbitro e envolvimento absoluto o impedimento. – Alguns lances são apenas do árbitro que tem a profundidade do lance. Não podemos ir pelo mais cômodo, nossa função exige desafio, preparo físico e mental para termos força interior e tomarmos as decisões.
IMG_8403_600
A pré-temporada da arbitragem catarinense encerra na manhã deste sábado (31) com o painel Mídia e a Arbitragem, que será apresentado pelo jornalista Paulo Brito. Após o painel, o Presidente da Federação Catarinense de Futebol, Dr. Delfim Pádua Peixoto Filho, fará seu pronunciamento de encerramento e entregará os escudos da CBF e FIFA aos árbitros pertencentes ao quadro nacional e internacional de árbitros.