A pré-temporada 2015 da arbitragem catarinense encerrou na manhã deste sábado (31) no Hotel Bormon, em Nova Veneza, com a palestra do jornalista José Paulo Brito, da Rádio Guarujá e a explanação final do Presidente da FCF, Dr. Delfim Pádua Peixoto Filho. O dirigente máximo do futebol catarinense apresentou o palestrante do dia, enaltecendo a capacidade de comunicador doutorado em comunicação na Espanha e membro da crônica esportiva desde os tempos idos do futebol catarinense.
Paulo Brito proferiu a palestrou aos árbitros sobre o tema: O que você pensa é problema seu. Iniciou exibindo um trecho do filme Rocky, que temo com essência do significado, ”vida vai te deixar de joelhos.” Brito falou ainda sobre os perfis distintos e maneiras diferentes de avaliações que a cronica esportiva, os dirigentes , colegas fazem dos árbitros. Exibiu mais um vídeo ilustrativo “Porque Caímos?” Ao final a mensagem do comunicador foi de encorajamento. – Não desistam, sejam persistentes, tentem de novo, de novo e de novo. José Paulo Brito também presentou os árbitros com exemplares de livros sobre o futebol catarinense.
Após a palestra do jornalista Paulo Brito, a Comissão de Arbitragem abriu espaço para os integrantes da pré-temporada realizarem um bate-papo sem a presença de integrantes da comissão. Heber Roberto Lopes, Nadine Schramm Câmara Bastos e Sandro Meira Ricci estimularam a conversa interna dos participantes, que trocaram ideias em privacidade durante 50 minutos.
Em seguida, Vayran da Silva Rosa, instrutor CBF/FCF fez apanhado geral das instruções finais, orientações e indicações, pertinentes para os árbitros neste período crucial que é o início da competição. Resumidamente repassou temas como: ambiente de concentração, aplicação das regras, critério, coragem, combate à violência, além de instruções práticas de jogo, aplicação de cartões, preenchimento de súmula e relatórios com calma e precisão.
O Presidente da Federação Catarinense de Futebol, Dr. Delfim Pádua Peixoto Filho fez o pronunciamento de encerramento da pré-temporada 2015 da arbitragem catarinense e iniciou agradecendo efusivamente a presença do instrutor FIFA, Manoel Serapião Filho. Seguiu com agradecimentos à Comissão de Arbitragem pelo trabalho na pré-temporada e pelo trabalho durante todo o ano, citando todos os membros da comissão.
Delfim frisou que haverá oportunidades para todos, reiterou a política de qualificação da arbitragem catarinense com a participação dos FIFA e formação de novos árbitros na escola catarinense. – Conscientizem-se que esse vai ser um grande campeonato e conscientizem-se que a atenção no desempenho de vocês também será muito maior. Queremos um campeonato limpo, temos um grupo de elite, um grupo idôneo e tenho certeza que regido pelos princípios da moral e da ética.
Colocou-se à disposição de todos para atendê-los na FCF, bem como a Comissão de Arbitragem para qualquer situação pertinente. – Confio em cada um de vocês e estou inteiramente à disposição para auxiliá-los na Federação, o gabinete da presidência não tem portas para vocês! Comentou ainda sobre o sorteio e seus critérios. – Não é a maneira ideal de escalar árbitros, mas precisamos cumprir o Estatuto de Defesa do Torcedor, redigido por deputados e senadores que não administram futebol, são leigos e nos impuseram o sorteio.
Ao encerrar agradeceu a aplicação de todos na pré-temporada: – Obrigado a vocês pelo empenho e a dedicação na pré-temporada!
Após o Presidente da FCF, Manoel Serapião Filho, o pediu a palavra para agradecimentos finais. Elogiou a Presidência e a Comissão de Arbitragem da FCF pela organização do evento, citando em especial o Secretário Junior Moresco, pela presteza e empenho nas questões administrativas da comissão de arbitragem.
Aproveitem, Jolmerson, Vayran que desempenham com extrema competência e funções.
– Vocês receberam muitas informações, estamos com todas as ferramentas que necessitamos para desenvolver um bom trablho, a partir de agora depende de cada um, da dedicação e da responsabilidade. Todos aqui tens as condições para desenvolver um ótimo trabalho, sigam trabalhando e aproveitando as oportunidades que certamente virão.
Serapião elogiou também o Presidente da FCF pela política de qualificação e pela proximidade com a arbitragem.- Trazer árbitro de fora é uma virtude Presidente, ainda mais tratando-se de árbitros FIFA, siga fazendo pois aproxima a experiência dos novos árbitros e é muito válido no processo de formação dos mesmos.
Após a os agradecimento de Mano Serapião Filho, o Presidente da FCF fez a entrega dos escudos FCF, CBF e FIFA aos árbitros, juntamente com a camisa polo que será utilizada como uniforme para chegada dos árbitros aos estádios.
Veja a galeria de fotos do encerramento da pré-temporada: