A pré-temporada do grupo de elite da arbitragem catarinense terminou ao meio-dia deste sábado (25), no Hotel Bormon, em Nova Veneza. Desde a última 5ª feira, os 49 principais membros(as) do quadro de árbitros da Federação Catarinense de Futebol estiveram reunidos com a Comissão de Arbitragem da FCF , capitaneados pelo Presidente da Entidade, Dr. Delfim Pádua Peixoto Filho.
Apesar de curto, o período de três dias foi excelente e muito produtivo. Os árbitros trabalharam intensivamente aspectos físicos e teóricos. O trabalho em equipe e a importância do fator psicológico para o árbitro(a) também foi tema de palestra. Houve muita interatividade entre todos através análise de lances em vídeo, discussões, experiências e conhecimento sobre as regras do jogo.
Neste sábado (25), com a mudança do tempo e muita chuva logo no início da manhã, os árbitros e assistentes assistiram à palestra ministrada pela psicóloga Francinéli Becker, com o tema Motivação. A psicóloga trouxe dados interessantes, como o fato do Brasil ser reconhecido mundialmente por ser o país do futebol, mas aonde menos de 1% da população já leu o livro oficial das regras de futebol.
Durante sua palestra, Francinéli ressaltou a importância da FCF se preocupar com os aspectos psicológicos sobre que influenciam a arbitragem. – Vocês são privilegiados por terem uma Federação que se importa em desenvolver e trabalhar com os fatores psicológicos que influenciam suas decisões.
Após a palestra estava programada a última bateria de atividades físicas, mas o mau tempo impediu e o Instrutor FIFA, Vayran da Silva Rosa, fez um feedback sobre determinações e recomendações da Comissão de Arbitragem e repassou tópicos importantíssimos para se fazer uma boa partida.
Vayran fez uma avaliação da pré-temporada: – A pré-temporada 2014 superou nossa expectativa, já que os participantes vieram com o pensamento de um grande aproveitamento. Alcançamos o objetivo determinado que é qualificar e aprimorar o árbitro para este campeonato de 2014.
Emoção
Ao abrir espaço para manifestações dos participantes, sete se pronunciaram, duas do quadro feminino e cinco do masculino. Entre agradecimentos, depoimentos e histórias de superação, por instantes a emoção tomou conta de todos, comprovando um pouco da entrega à arbitragem e o envolvimento de cada um na pré-temporada.
Em seguida o Presidente da Federação Catarinense de Futebol, Dr. Delfim Pádua Peixoto Filho, fez seu pronunciamento final e encerrou oficialmente a segunda pré-temporada da arbitragem catarinense. O Presidente falou sobre a atual composição da Comissão de Arbitragem e concluiu:
– Fizemos uma ótima pré-temporada, todos têm condição de atuar, vamos continuar trabalhando forte para o aperfeiçoamento da nossa arbitragem, boa sorte a todos!