Com muito empenho e em busca de conhecimento, os jovens árbitros promissores da Federação Catarinense de Futebol (FCF) iniciaram nesta sexta-feira (04/08) a participação das atividades presenciais. Também com apoio da Escola Catarinense de Arbitragem Gilberto Nahas (ECAGN) e do Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado de Santa Catarina (Sinafesc), os profissionais participaram de treinamentos físicos e técnicos no CT do Barra FC, em Camboriú.
Os profissionais de arbitragem foram bastante exigidos durante todo o dia no gramado do CT do Barra FC. Todas as atividades foram acompanhadas de perto com a equipe multidisciplinar do Departamento de Arbitragem da FCF.
Nas duas primeiras etapas, que tiveram início na terça-feira (01/08), foram feitas em formato on-line. Os jovens árbitros participaram de palestras do do presidente da FCF, Rubens Angelotti, e dos vice-presidentes da FCF, Marco Antônio Martins e Carlos Crispim, além do presidente do Sinafesc, Johnny Barros. Eles participaram de curso sobre a utilização de súmula eletrônica e do sistema égol com Rafael Lanza e José Carlos Goulart Júnior. O árbitro Fifa, Bráulio da Silva Machado falou sobre leitura, posicionamento e controle de jogo.
Na quarta-feira (02/08) os árbitros acompanharam palestras de Juliano Fernandes, da UFSC, sobre dinâmica tática da arbitragem do futebol, com a psicóloga Maryon Gottardo dos Santos com o tema: “Equilíbrio Mental: Tomando Consciência dos Estados Psicológicos”. O árbitro assistente Kleber Lúcio Gil também conversou com os profissionais no encerramento do dia.
O encerramento das atividades será feito neste sábado (05/08), com atividades de campo e também com palestras.