Os árbitros, assessores e instrutores de arbitragem catarinenses, que integram o quadro de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol, iniciaram nesta 6ª feira (21) o período de treinamentos da intertemporada promovido pela CBF, com apoio da Associação Nacional dos Árbitros de Futebol-ANAF e da Federação Catarinense de Futebol-FCF.
Os instrutores da CONAF e da FCF iniciaram o trabalho com 22 membros do quadro catarinense na manhã de hoje, quando aplicaram uma bateria de avaliações físicas, no Estádio Roberto Santos Garcia, em Camboriú.
À tarde, iniciou a parte teórica do período de treinamento. O Presidente da CONAF, Antônio Pereira da Silva, abriu a tarde de palestras falando brevemente sobre a postura democrática aberta com que pretende conduzir as ações à frente da CONAF .
– Não sou dono da arbitragem, quero fazer uma gestão aberta, com a participação de vocês, falou Antônio Pereira.
Em seguida o Presidente da ANAF, o catarinense Marco Antônio Martins e o Secretário da Comissão de Arbitragem da FCF, Junior Moresco, que representou o Presidente Delfim Pádua Peixoto Filho, deram boas vindas aos instrutores da CONAF. A primeira palestra da tarde foi do Instrutor das CBF Almir Alves de Melo, com o tema súmula eletrônica e uso dos rádios comunicadores. Após o intervalo, o Instrutor da CBF Nilson de Souza Monção, que falou sobre a Circular nº 17 da Escola Nacional de Árbitros de Futebol , que delibera sobre recomendações à arbitragem.
O período de treinamento segue durante o final de semana, com atividades e físicas, práticas. No sábado (22), o grupo estará novamente no Estádio Roberto Santos Garcia, em Camboriú, para treinamento prático. No período vespertino, após o jogo da Seleção Brasileira diante da Itália, os árbitros e assistentes deverão produzir um relatório sobre a arbitragem da partida. Já no domingo (23), os dois períodos serão de treinamentos práticos.