O Campeonato Catarinense Feminino será iniciado neste fim de semana. Serão oito times na disputa divididos em dois grupos. Na chave A estão as equipes do AJAP (Pinhalzinho), Tunense (Tunápolis), Avaí/Kindermann (Caçador) e Floresta (Pomerode). Já o grupo B conta com a presença do Criciúma, Marcílio Dias (Itajaí), Meninas de Jaraguá (Jaraguá do Sul) e Paysandú (Brusque). A competição é organizada pela Federação Catarinense de Futebol (FCF).
Na primeira fase, os times irão se enfrentar dentro de suas chaves em sistema de turno e returno. Os dois melhores classificados em cada chave irão avançar para a semifinal. A fase eliminatória será disputada em jogos de ida e volta. Além do título Catarinense, o Estadual também garante uma vaga no Campeonato Brasileiro Feminino A3 de 2025.
A abertura do Catarinense Feminino será no sábado (31/08), às 15 horas. O Meninas de Jaraguá irá enfrentar o Marcílio Dias no Campo do Botafogo, em Jaraguá do Sul.
O complemento da primeira rodada do Estadual terá três jogos simultâneos no domingo (01/09), às 15 horas. Tunense e Avaí/Kindermann medirão forças no Estádio Municipal Nilo Spies, em Tunápolis. Floresta e AJAP entrarão em campo no estádio Hermann Weege, em Pomerode. O Paysandú receberá o Criciúma no estádio Cônsul Carlos Renaux, em Brusque.
O Campeonato Catarinense Feminino Adulto faz parte do programa de fomento ao futebol feminino da Federação Catarinense de Futebol. A entidade isenta as equipes do pagamento de taxas de arbitragem. Os clubes também são isentos do pagamento dos valores dos registros de atletas. Outro auxílio importante é que a FCF custeia o deslocamento das delegações e hospedagem durante a competição.
Campeonato Catarinense Feminino 2024
1ª Rodada
31/08 – 15 horas
Meninas de Jaraguá x Marcílio Dias
01/09 – 15 horas
Tunense x Avaí/Kindermann
Floresta x AJAP
Paysandú x Criciúma
CONFIRA COMO CADA TIME CHEGA À COMPETIÇÃO:
CURIOSIDADES SOBRE O CAMPEONATO
- A primeira edição do Campeonato Catarinense Feminino foi disputado no ano de 2007, com o Olympya campeão.
- A competição de 2024 marcará a 15ª edição do campeonato.
- O Avaí/Kindermann é o maior campeão catarinense feminino com 13 títulos.
- A medalhista de prata do Jogos Olímpicos de Paris 2024, Gabi Portilho, iniciou sua trajetória no futebol catarinense. Ela teve o Olympia, de Jaraguá do Sul, como um de seus primeiros times profissionais no ano de 2012. Em seguida, defendeu o Kindermann, de Caçador, em duas temporadas e foi bicampeã do Campeonato Catarinense.
- A goleira Bárbara; as meias Gabi Zanotti, Camilinha e Andressinha; e as volantes Djeini e Camilinha também passaram pelo futebol de Santa Catarina.
- Os times do Avaí, Criciúma e Marcílio Dias, que disputam a Série A do Campeonato Catarinense, também estarão no Catarinense Feminino.
- Neste ano, as equipes do AJAP, Tunense, Floresta, Meninas de Jaraguá e Paysandu irão estrear no Catarinense Feminino.
- 10 equipes diferentes já disputaram a final do Catarinense Feminino.